EMPRESA VIDEO PRODUTOS SERVIÇOS PRODUÇÃO GALERIA ENCOMENDAS CONTACTOS
Produtos - Melão
PLANTAS

O melão é bastante refrescante e por esse motivo é indicado para os meses de calor. Contém quantidades razoáveis de Cálcio, Fósforo e Ferro, que contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. Tem também vitamina A que protege a visão, vitamina C, que age contra infecções, e Niacina, que combate problemas de pele.

A abundância de água no seu interior e o sabor suave tornam o melão uma fruta muito apreciada na forma de refrescos. As suas sementes, tostadas e salgadas, também podem ser consumidas.

A Préplanta produz:
- Melão Alqueva;
- Melão Damiel;
- Melão Don Quixote;
- Melão Lusiadas;
- Melão Lusitano;
- Melão Montijo.

Embalagem:
Placas de esférovite (128)

DICAS
Sementeira: Geralmente, em Portugal, os meloeiros devem semear-se de Março a Maio em valeiras ou covachos onde, com certa antecedência, se enterrou estrume em grande abundância. As sementes de melão germinam lentamente à temperatura de 15Cº, sendo esta considerada a temperatura mínima do solo para uma boa germinação. As temperaturas óptimas para germinação de sementes de melões situam-se entre os 24 a 35 Cº.

Crescimento: Rápido.

Transplantação: O Meloeiro é uma planta sensível à crise de transplantação, pelo que deve ser transplantada com raiz protegida. Deve ser efectuada quando a planta apresenta 2 folhas verdadeiras e com a 3.ª folha a começar a despontar.

Luz: Boa luminosidade. Necessita de radiância abundante na fase da maturação.

Temperatura: Cultura mega térmica. As temperaturas óptimas para o seu desenvolvimento vegetativo situam-se entre os 18-24 Cº.

Humidade relativa: A humidade relativa óptima durante o crescimento vegetativo é de 65 a 75%.

Solos: O melão prefere solos profundos, ricos em matéria orgânica, bem estruturados, arejados e bem drenados. A cultura de melões é moderadamente tolerante à salinidade. O pH óptimo situa-se entre os 6,0 e 7,0. O meloeiro é sensível a solos ácidos.

Resistência: Cultura sensível às geadas.

Rega: Cultura relativamente resistente à seca, mas necessita, para uma boa produção e de qualidade, de regas regulares. Em solos com fraco arejamento deve-se evitar regas excessivas. Regar bem na fase vigamento e crescimento dos frutos.

Adubação: A cultura de melões é exigente em azoto, potássio e cálcio. É uma cultura sensível à carência de cálcio, magnésio e molibdénio, em solos ácidos. A aplicação de fertilizante deve ser repartida, na instalação da cultura (em fundo), no início da floração dos meloeiros e quando os frutos atinjam metade do seu tamanho final.

Poda: A poda tem como principal objectivo garantir o calibre e a qualidade da produção. O tipo de poda depende das características da frutificação, do vigor das plantas e do sistema cultural, que pode ser de condução rasteira ou em altura.

Pragas e Doenças: Ácaros, afídeos, alfinete, larvas mineiras, mosca branca, nóctuas, roscas, tripes, nematodes, scutigerela, alternária, antracnose, cladosporiose, cancro gomoso, fusariose, míldio, oídio, pé negro, podridão cinzenta, podridão do colo, verticilose.

Multiplicação: Semente.

Colheita e Pós-Colheita: Colher quando os frutos estiverem maduros, verificando a maturação pela alteração da cor, aroma, aparecimento de uma ferida na região peduncular, pelo aumento da elasticidade dos tecidos da zona pistilar ou em certas cultivares pela secagem da folha próxima do fruto.
Para verificar que o melão está em boas condições de consumo e está maduro deve apresentar as seguintes características: quando comprimido nas extremidades, deve ceder levemente, as suas sementes devem estar soltas (sacuda o melão e veja se faz ruído), a casca deve apresentar-se bem firme, ter cor forte e não apresentar rachaduras, partes moles ou perfurações de insectos, deve apresentar aroma suave e agradável. O melão deve ser conservado em lugar fresco e arejado. Caso o fruto esteja aberto, deve-se cobrir com plástico ou papel de alumínio para que não absorva os odores de outros alimentos e guardá-lo no frigorífico Para apressar o amadurecimento do melão, envolva a fruta numa folha de jornal por 1 ou 2 dias.

Vídeo
Veja a apresentação e vídeo da nossa empresa.
A nossa filosofia
  • Qualidade
  • Pontualidade
  • Satizfação do cliente
Queremos acima de tudo que o sucesso da sua cultura esteja garantido!
Desenvolvido por  BOMSITE.COM  2011 Projeto PDR2020 Apoiado | Produtos | Política de Privacidade | Contactos